Entrevista | Alice Santos, Armando Piedade da Silva, Lda.

Pós-Graducação em Sucessão em Empresas Familiares

Entrevista | Alice Santos, Armando Piedade da Silva, Lda.
Empresas & Negócios
Foto: NERSANT

"Encarei esta experiência como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, que me permitiu desenvolver competências diferenciadoras e adquirir uma perspetiva mais sólida, estratégica e sustentável sobre os desafios inerentes à sustentabilidade das empresas familiares."

O que a levou a inscrever-se na pós-graduação em Sucessão em Empresas Familiares?

Em primeiro lugar, as necessidades para a empresa. Inscrevi-me com o intuito de adquirir conhecimentos teóricos sobre os processos de sucessão, compreender melhor os desafios típicos das empresas familiares. Depois, sempre tive o sonho de frequentar o ISLA Santarém - Instituto Politécnico. A oportunidade surgiu quando me ligaram da NERSANT a informar que ia abrir uma nova formação, neste caso, a Pós-Graduação em Sucessão em Empresas Familiares.

Quais eram as suas expectativas antes de iniciar o curso e em que medida foram (ou não) superadas?

Há muitos anos que eu faço formação com a NERSANT. Já fiz formações presenciais, já fiz formações online, até mesmo na altura da pandemia. Como a NERSANT me tem me dado ferramentas muito boas, até mesmo ao nível de consultores, achei que a dinâmica seria excelente para a minha posição enquanto empresária e, efetivamente, enriqueceu-me bastante.

Como avalia o modelo de aprendizagem, que combina sessões presenciais e à distância, casos práticos e momento de networking?

O sentimento geral que se gerou foi de que o curso está organizado com uma vertente muito prática, o que para mim lhe confere uma condição muito positiva. Ainda assim devo sublinhar que considero pertinente que determinadas matérias tivessem sido em contexto presencial. Para além disso, considero também que o curso poderia ter-se estendido mais no tempo, até pela interrupção letiva que tivemos (na altura do Natal).

Consegue dar exemplos concretos onde sentiu que as disciplinas poderiam ter sido lecionadas presencialmente?

Sim. Finanças e Fiscalidade. Inovação também foi online e teria sido muito proveitoso caso tivesse sido dada presencialmente. O contexto em sala de aula teria sido completamente diferente, não só pela interação entre nós alunos, como pelas dúvidas que foram surgindo, que ao fim ao cabo, eram partilhadas por todos nós.

De forma já conseguiu, ou pensa vir a conseguir, aplicar os conhecimentos que adquiriu lá na Pós-Graduação, na sua realidade atual, na empresa familiar para a qual trabalham?

Posso dizer que já estamos a aplicar. Nós temos um consultor e já estamos a aplicar, não só com ele - que nos tem acompanhado e preparado o Protocolo Familiar -como nos conhecimentos que adquiri, principalmente para as questões mais importantes, das quais nunca me tinha dado conta. Refiro-me a nível familiar principalmente, face aos meus irmãos não vinculados ao quadro da empresa. E vai-se aplicando diariamente. Para além disso, eu era um pouco cética relativamente às redes sociais, plataformas digitais, internet e com esta Pós-Graduação percebi que não posso remar contra essa maré, mas sim aperfeiçoar.

Que mensagem de recomendação futura gostaria de deixar aos candidatos que se venham a inscrever-se na 2.ª edição da pós-graduação?

Aos futuros candidatos à 2.ª edição da pós-graduação em sucessão de empresas familiares, recomendo que aproveitem ao máximo a diversidade de experiências, tanto dos formadores, como colegas e, acima de tudo, que encarem esta experiência como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Vai-lhes permitir desenvolver competências diferenciadoras e uma perspetiva mais sólida sobre a continuidade e sustentabilidade das empresas familiares. Fica um sentimento importante de que não estamos sozinhos. Há mais pessoas como nós, com as mesmas dores, as mesmas dúvidas, as mesmas batalhas e que se sentem da mesma forma.

Notícias Relacionadas:

Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, exibir conteúdos e anúncios personalizados, disponibilizar funcionalidades de redes sociais e analisar o tráfego do nosso website. Também partilhamos informações sobre a sua utilização do nosso website com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise de tráfego.